Regularização, Limpeza, Condução de Águas Pluviais e Manutenção de Caminhos Florestais

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Gamil e Midões encetou, no mês de Junho, uma empreitada que visou limpar, regularizar, desobstruir os caminhos florestais, do Monte do Maio e do Monte da Vaia, que integram o respetivo território.

Os trabalhos consistiram na regularização e consolidação do piso, que agora se encontra em condições mínimas de circulação, na desobstrução das valetas e, sobretudo, das valas de "sangramento" das águas pluviais, e na colocação de tubos para encaminhamento de águas.

OBJETIVOS:
- Permitir aos proprietários das bouças melhores acessos às suas propriedades, para todos os efeitos, inclusive para a respetiva limpeza;
- Criar condições para a circulação de veículos de combate a incêndios, em caso de necessidade, isto é, na eventualidade da ocorrência de um incêndio florestal;
- Guiar as águas pluviais provenientes das chuvadas de inverno, no sentido de prevenir a degradação da rede viária e de prevenir eventuais problemas para as habitações mais próximas.
- Criar condições para a prática de desporto aventura ou de desporto na natureza, nestes Montes com particular beleza natural, designadamente, caminhadas pedonais, passeios de BTT, etc.

ADICIONALMENTE:
- Integrando esta acção, foi desenvolvida uma intervenção, mais significativa, na Rua do Reborido, que consistiu na colocação de tubos de águas pluviais, em betão, que permitirão, muito brevemente aumentar a largura da via junto à localização do penedo que se encontra a cerca de 50 metros do entroncamento com a Rua de Santa Cruz, melhorando, desta forma, muito significativamente as condições de circulação automóvel naquele local.

DSTQQSS

Gamil